domingo, julho 30, 2006 

um fim-de-semana...

Dizia D. Giussani, fundador do movimento Comunhão e Libertação a que pertenço, num texto fabuloso com o título de "O tempo da liberdade":

"Aquilo que uma pessoa verdadeiramente é, só o compreende, não no trabalho ou no estudo, ou seja, não naquilo que é obrigada a fazer por força das conveniências ou da necessidade social, mas no modo como usa o seu tempo livre."

Olhei para o meu fim de semana...

- Conversa no Messenger para Londres com amiga;
- Dia de Praia, com sol, água fresca, muita brincadeira e na melhor das companhias;
- Missa nova de um novo padre amigo;
- Noite de bom filme e boa conversa com um amigo de longa data;
- Sandes de torresmos e carne saidinhas do forno;
- Descanso na minha casa;
- Lavagem de roupa e arrumação da casa;
- Almoço de pasta e carne servido acompanhado de uma boa conversa sobre Tolkien;
- Pintura de um quadro para prenda de aniversário de uma amiga;
- Actualização do blog partilhando o que se passa na minha vida;
- Jantar de família com estudo em conjunto na net da situação geográfica e histórica de Israel;
- ....

Foi um bom fim-de-semana!

Deixo-vos as fotos de um dia fantástico na praia do Bico das Lulas na Tróia.





 

marinheiros...

Passámos na Tall Ship Race.
Aqui ficam algumas fotos.

"- Olha-me os tipos lá em cima!"


"veleiro ao pôr-do-sol"


"para lembrar a família.."
"veleiro italiano.. pois então"


"beleza na nossa NRP Sagres"

 

cogumelos



Crescem-me cogumelos em casa! É verdade! Que casa é esta em que os cogumelos nascem sozinhos?!?! É a casa do M.. ora bem :D

sexta-feira, julho 28, 2006 

hoje gostei de acordar...



Hoje gostei de acordar.
De janela aberta, com frio e ao som do canto da passarada.
Perguntei-me "quem compôs a música que estes pássaros cantam?"
Foi a primeira oração do dia...
Hoje gostei de acordar.

quarta-feira, julho 26, 2006 

M&R :D

sábado, julho 22, 2006 

EPÁ...


Um EPÁ.. que a avaliar pelos estragos, deve ter sabido muito bem à minha Carolina!! :D

sábado, julho 15, 2006 

to London once again...



Está confirmado.
Volto a Londres no próximo dia 4 de Outubro. Desta vez apenas para uma curta visita de 5 dias.
Volto a uma cidade fabulástica!

Esta imagem, onde se vê a noite Londrina vista do espaço, foi tirada pela "International Space Station" numa noite de Fevereiro de 2003.

 

vitral...




A primeira pintura sobre vidro da R.
Muito bonito, não é? :)

 

um dia de sol...


Um dia de sol nas piscinas de Montemor... fantástico!
Voltarei em breve.

 

Frankenstein...

"Frankenstein" - Boris Vallejo


"O Idiota" tornou-se um livro demasiado pesado para o carregar comigo por caminhadas, estações de metro e comboios. Procurei outro mais pequeno.

Encontrei-me com o "Frankenstein" de Mary Shelley. Todos conhecemos a história, mas depressa percebi que a história que conhecemos tem muito mais para contar.

Agarrei-o e já o iniciei.

Começa com um navio que encalha num mar gelado. A criatura de Victor Frankenstein é vista no gelo, só e viajando num trenó de cães. Logo depois, descobrem o moribundo Victor, que às portas da morte conta a sua história...

Abriu-me o "apetite"... até já!

quarta-feira, julho 12, 2006 

olhos de muitos...


UNHCR/L. Jackson - Alguns dos 350,000 refugiados
da Serra Leoa, na Guiné em 1999

Ouvi um dia que "a razão pela qual à pais que não podem ter filhos, é porque há filhos que não têm pais".


Sábias palavras que recordo hoje, depois do Decreto da Assembleia da República n.º 64/X, que regula a procriação medicamente assistida, ter sido aprovado pelo nosso Presidente da República.

Ainda não consigo avaliar o mérito desta decisão, mas não deixei de me sentir desafiado pela leitura de hoje da Missa, que reza assim:

"Israel era uma vinha frondosa, que dava muitos frutos. Quanto mais abundavam os seus frutos, tanto mais multiplicou os seus altares. Quanto mais prosperou a sua terra, mais ricas estelas construiu. O coração deles é falso: vão sofrer o devido castigo; Ele mesmo derrubará os seus altares e deitará abaixo as suas estelas. E dizem: «Não temos um rei, porque não tememos o SENHOR; e que poderá fazer por nós o nosso Rei?» Samaria está aniquilada, o seu rei é como uma palha à deriva sobre a superfície da água. Os lugares altos de Bet-Aven, o pecado de Israel, serão destruídos. Os espinhos e os abrolhos crescerão sobre os seus altares. Dirão então às montanhas: «Cobri--nos!» E às colinas: «Caí sobre nós!» Lançai sementes de justiça, colhei segundo a misericórdia, lavrai terras incultas. É tempo de buscar o SENHOR, até que venha e faça chover a justiça para vós. " - Livro de Oseias 10,1-3.7-8.12.

Parece-me que continuamos a erigir altares aos deuses da ciência e do progresso. Basta-me um olhar para o passado século XX europeu, para perceber os enormes riscos desta afirmação de "Não temos Rei", e do quando esta presunção se torna aniquiladora da humanidade.

Basta-me um olhar para a foto para perceber um egoísmo do nosso mundo, que cheio de si próprio, da sua vida opulente e muitas vezes só e miserável, pretende forçar a criação de algo que tem de lhe sair das entranhas e do seu umbigo, pois senão não presta, quando há tantos pequenos olhos que nos olham e gritam com a esperança de um amor maior e de uma vida feliz e humana.

Novos desafios se nos afiguram, mas canto o salmo de hoje [Salmo 105(104), 2-7], na alegria da certeza de que o Senhor é o meu Deus e governa sobre a terra!

"Cantai-lhe hinos e salmos, proclamai as suas maravilhas. Orgulhai-vos do seu nome santo; alegre-se o coração dos que procuram o SENHOR. Recorrei ao SENHOR e ao seu poder e buscai sempre a sua face. Recordai as maravilhas que Ele fez, os seus prodígios e as sentenças da sua boca, vós, descendentes de Abraão, seu servo, filhos de Jacob, seu escolhido. Ele é o SENHOR, nosso Deus, e governa sobre a terra!" - Salmo 105

Desejo-vos um dia muito feliz! :)

domingo, julho 09, 2006 

alegria!


Sem mais palavras.. é a alegria do meu André!

 

casa do gaiato...



Escrevo sobre a "Obra da Rua", mais conhecida como "Casa do Gaiato".

Lá aprendi o que talvez seja a maior lição da minha vida, que marcou todo o meu caminho desde esse dia até hoje. De uma forma especial posso dizer que se não fosse a Casa do Gaiato, o meu pai e aquela feliz escolha naquela especial circunstância, não teria sido quem hoje sou.

Tenho sofrido muito com o que têm feito à nossa Casa do Gaiato, e ainda mais por não encontrar as palavras certas para responder ao que me revolta.

Mas hoje encontrei-as, pelas palavras de D. António Marcelino, bispo de Aveiro, que li minutos antes da missa de hoje.

"A sua obra está aí à vista, a pedir meças a qualquer outra do género, com os resultados, a confiança e a admiração de todo o país. O método pedagógico, inovador e objectivo, objecto de teses de doutoramento e de estudos sérios, provado pela sua eficácia ao longo de muitas décadas, mostra que, na educação, quando não há entrega incondicional por parte do educador e um coração sensível e aberto, nunca haverá processo educativo válido e que ajude a crescer."

"O estado, na tentação de se julgar dono de tudo, até das pessoas, descura o essencial e agarra-se ao acidental. Técnicos, muitos deles imberbes, de ideias feitas e horários reduzidos, não ouvem ninguém porque já sabem tudo, não aceitam senão o que sai das suas cabeças iluminadas. Assim se chegou ao menosprezo pelas beneméritas Casa do Gaiato e, logicamente, pela sua alma dinamizadora, os Padres da Rua. Talvez para cobrir ineficiências e fracassos das obras congéneres oficiais, de que a comunicação social dá notícia abundante, de desgoverno e de misérias."

"O resto é feito por uma justiça que ninguém entende. Condena e dá publicidade, sem ouvir a parte acusada, que tem sempre muito a dizer e direito a fazê-lo. Tudo se passa a partir de queixas de adolescentes e jovens, ressabiados porque não suportaram, para seu bem, nem normas de disciplina, nem castigo merecido. Gente nova, soprada por adultos sem escrúpulos, que no jeito farisaico de quem não mostra nem a mão nem o rosto, empurra, atira a pedra e faz barulho para que se ouça e se veja onde ela cai."

"Os Padres da Rua são heróis diários que incarnam o carisma providencial do Padre Américo e têm o dever de o defender e salvaguardar, homens a quem, no dia a dia, só conforta o sentido evangélico na sua vida e a consciência de uma doação, sem horas nem limites. Milagre que só o amor explica, mas que incomoda quem não é capaz do mesmo, nem de compreender o sentido destas vidas singulares. O estado, em vez de realçar e apoiar a grandeza de testemunhos tão eloquentes, parece querer abafar esta luz, dando atenção a críticas e acusações de quem jamais entenderá o que é educar com amor, pessoas para a vida. Assim se pode calar e destruir um património, que será sempre uma referência educativa de qualidade, para, em troca, encaixar um carisma único, em moldes legais uniformizados e falhados. "

"Estou e sempre estive com os Padres da Rua, e muito especialmente neste momento em que são injustiçados e caluniados. " Farisaismo nacional e Casa do Gaiato

Nestas palavras encontrei as palavras da justiça que tanto procurava no que lia!

Pelos nos padres santos e pelos gaiatos dos nossos dias, que na Obra da Rua têm a única oportunidade de uma escolha livre por uma vida nova .. não me calarei!

 

heróis do futebol...



Gosto de futebol.
Não sou fanático, mas gosto de futebol.
Mais de jogar do que de assitir, mas desde que me magoei no tornozelo pela primeira vez, que sempre que jogo futebol me aleijo.

Nos últimos dias tenho visto muito futebol, ouvido muito sobre futebol, muito sobre jogadores de futebol, muito sobre as namoradas e esposas dos jogadores de futebol, muito sobre as manias dos jogadores de futebol, muito sobre as manias das namoradas e esposas dos jogadores de futebol, muito sobre as consequências económicas dos jogos de futebol, muito sobre os heróis do futebol e muito sobre os fãs que adoram os heróis do futebol... mas uma imagem trouxe-me de volta ao mais importante, à verdadeira importância do mundial de futebol.

Lembrei-me do mundial de Espanha em 1982 e a importância que teve em mim.
Aquelas vedetas fizeram-me sonhar! Quando jogava aqui na rua com os meus amigos, também nós jogávamos no nosso mundial e tinhamos os nossos nomes, escolhidos dos nomes dos nossos heróis da televisão, do mundial da televisão.

Lembrei-me disso quando vi a foto que aqui vos deixo. A verdadeira importância do mundial de futebol vive nas vidas e nas mentes dos muitos que sonham ser mais do são e que desejam mais do que têm... a verdadeira importância do mundial de futebol vive na experiência daqueles que no futebol vencem os desafios que a vida lhes lança.

Viva o futebol... que nos faz sonhar.. e que nos desafia a vencer!

 

1100

"Celebrating new-year" - Joseph Masila


Ehla!!
1100 acessos a este blog!!
É para festejar.. e um desafio a continuar!!
Voltem sempre!

 

o que vai cá dentro..



Para os muitos que já se perguntaram: "O que é que este gajo tem dentro da cabeça, pá?!" .. aqui finalmente a resposta!

Uma foto real da minha cachola.. não repitam isto em casa!! :)

domingo, julho 02, 2006 

um fim de semana em boa Companhia...



Este fim de semana tive dois momentos fortes na Companhia do Mestre.

Na sexta-feira a minha Fraternidade do CL encontrou-se mais uma vez, desta vez para falarmos sobre as férias e o nosso tempo livre.

Disse-nos Bernard Shaw com a sua conhecida argúcia, "as férias são o período em que a pessoa cansada chega ao fim exausta". Sim, tem razão.. experimento-o no Domingo à noite quando me sinto exausto mas feliz por começar mais uma semana.

Disse-nos o Padre Pedro Quintella, utilizando o "De profundis" de Oscar Wilde como fonte de reflexão, "o que nos descansa é o que nos cumpre". Sim, tem razão.. experimento-o quando descanso e quando não consigo descansar.

Disse-nos D. Giussani, "se querem conhecer quem um homem verdadeiramente é, vejam como ele vive as suas férias e o seu tempo livre, pois aí ele é livre para escolher". Sim, tem razão.. pergunto-me.. como gasto o meu tempo livre? Como me gasto?

No Sábado tivémos a última Assembleia Geral do CL deste ano. Mais um tempo forte, marcado principalmente pela morte da Migacha nesta semana.

Ouvi:

De manhã quando me levantar, dá-me Jesus.
Podes ficar com o mundo inteiro, mas dá-me Jesus.
A meia-noite escura era o meu pranto, dá-me Jesus.
Quando eu morrer, dá-me Jesus.

Em silêncio, ao ouvir emocionado este poema cantado em inglês, descobri que para mim viver, seria uma perda de tempo se o meu coração não gritasse "Dá-me Jesus"... e se Ele não viesse.

Obrigado Mestre!

sábado, julho 01, 2006 

orgulho...


Não costumo falar muito de futebol neste blog... mas neste momento percebo-me orgulhoso de ser português.

Não só porque ganhámos um jogo, mas porque o jogámos bem, forte e limpo!
Assim sim! Mostrámos uma vez mais ao mundo e a nós mesmos, que percebemos que a vitória que merece ser ganha, apenas se vence com sacríficio, determinação, coragem e honestidade.. com Verdade!

Que o nosso passado nos inspire, que o nosso futuro nos encha de esperança... e que vivamos o nosso presente como aquele momento em que tocamos a hipótese de escrever a nossa própria história e de cumprir o nosso Destino!

Viva Portugal.. viva o nosso Povo!


M

  • Deixo aqui as minhas pegadas para saberem que por aqui passei e que por aqui não fiquei!



<bgsound src="http://www.manuelsalgado.net/Imagens/iwillfindyou.mp3" width=46 height=60 controls="smallconsole" autostart=true loop=true > </bgsound>
Powered by Blogger
hidden hit counter