Título: "Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events"
Realizador: Brad Silberling
Ano: 2004
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0339291/
Recomendo! :)
Numa conversa em torno de café e bolo foi perguntado a Jakob Nielsen, perito em usabilidade para a web, o que estava a reter o progresso da Web. A sua resposta: um desenho preguiçoso, estúpido e maldoso.
O tema dos interactive whiteboards (IW) é brevemente abordado neste artigo "Chalk one up to the whiteboard" , apresentando a tese de que na legítima vontade em obter estes quadros interactivos, as escolas britânicas estão a perder a "bigger picture".
Os IW são grandes paineis sensíveis ao toque, conectados a um projector digital e a um computador, possibilitando a criação de um espaço amplo de colaboração entre um grupo de alunos e professores que os ecrãs mais pequenos não permitem, dando vida ao quadro negro. No entanto, é consenso geral até pelos mais entusiastas dos IW, que as escolas estão a adquirir os aparelhos a um ritmo mais rápido do que o ritmo da adaptação e real utilização pelos professores.
Embora existam bastantes relatórios apontanto os IW como potenciadores da motivação dos alunos, os IW continuam a ser muito equipamentos muito caros e induzindo gastos relacionados e por vezes inesperados, tais como: cortinas escuras, colunas de som, programas de software e mais importante... formação.
Como um entusiasta destas novas TIC na educação, assino por baixo na afirmação final do texto: "They are a brilliant tool in schools - but only when the teacher knows how to use them." Nada de novo portanto… sempre a aprender!
" São José", de Guido Reni
Inserido nas Comemorações do Centenário do Nascimento de Maria Ulrich, a Fundação que traz o seu nome organiza uma série de Conferências entre Janeiro e Maio do ano corrente sobre João Paulo II.
Mais informações:
Tel. 21.3882110
Fax 21.3830135Email: fundmariaulrich@clix.pt
Organização:
Sobre o relativismo...
“Quantos ventos de doutrina conhecemos nestes últimos decénios, quantas correntes ideológicas, quantas modas do pensamento... A pequena barca do pensamento de muitos cristãos foi muitas vezes agitada por estas ondas lançada de um extremo ao outro: do marxismo ao liberalismo, até à libertinagem, ao colectivismo radical; do ateísmo a um vago misticismo religioso; do agnosticismo ao sincretismo e por aí adiante. Cada dia, surgem novas seitas e realiza-se quanto diz São Paulo acerca do engano dos homens, da astúcia que tende a levar ao erro (cf. Ef 4, 14). Ter uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, muitas vezes é classificado como fundamentalismo. Enquanto o relativismo, isto é, deixar-se levar "aqui e além por qualquer vento de doutrina", aparece como a única atitude à altura dos tempos hodiernos. Vai-se constituindo uma ditadura do relativismo que nada reconhece como definitivo e que deixa como última medida apenas o próprio eu e as suas vontades.”
- Cardeal Ratzinger, na sua Homilia da Santa Missa de “Pro Eligendo Romano Pontifice”
BentoXVI
Um interessante projecto de investigação de 4 anos promovido pela University of Bristol, que confirmando o anterior relatório da Ofsted, apresenta-nos conclusões de que o uso das TIC nas escolas é "esporádico e desapontante". Cerca de 30% dos professores envolvidos no estudo não conseguiram utilizar de forma positiva os computadores na sala de aula, mesmo após o largo investimento do governo do Reino Unido nesta temática, sendo o receio da interferência das TIC numa "genuina" aprendizagem livresca, um dos factores mais importantes para este relativo insucesso. As descobertas revelam também, que a experiência dos mais jovens no entretenimento através dos jogos de computador teve um efeito negativo quando se aproximaram de simulações científicas sobre a forma de jogos de computador, pois na generalidade, não as levaram muito a sério.
"Wrinkles" Atanur Dogan