« Home | corcundas... » | perfeições alérgicas » | anda por aí um cartaz... » | no mistério da presença » | Yahui and David » | O espírito de Deus é livre como o vento... » | happy birthday... » | Immanis Pecoris Custos, Immanior Ipse » | sacramento como oração... » | pós-pós-convívio do 1000 » 

segunda-feira, junho 19, 2006 

da vinci.. o filme...


É verdade.. fui vê-lo! Resumindo e baralhando não é nada de especial e se no final tivessem distribuído barretes, nada teria sido mais adequado.

Destaco apenas três coisas.

Em primeiro lugar, agradecer o facto de o filme ter sido baseado tão fielmente na história estapafúrdia de Dan Brown. Ao vermos em imagem o que Dan Brown imaginou como real, e conhecendo a minha Igreja e a Opus Dei, não posso deixar de sorrir, quando até aqueles mais próximos, que ainda fizeram alguma fé nas teses do Dan, perderam o norte a ver tão exagerada descrição do que ele chama verdade.

Segundo.. a má representação de Audrey Tautou. Que cara é aquela? Gostei de a ver em Amelie porque digamos em abono da verdade.. a Amelie parece tontinha... mas esta cara de novo?! Sempre a mesma.. quando se apresenta no Louvre, quando se aproxima do avô massacrado, quando guia em marcha-atrás pelos passeios de Paris num carro minúsculo, quando procura a solução de um mistério que promete abalar as fundações da cultura ocidental.. e finalmente quando descobre que é descendente directa do Homem-Deus! Que cara tonta! Se tivesse uma filha assim, tinha-a de certeza abanado para acordar! Enfim... deve ser isso o que chamam a "vitória do Nada". Desculpem-me, mas gosto de gente viva! Gente que chora com lágrimas de chorar e que ri a bom rir e de boca aberta. Gente que vive com alegria de viver! A agente Sophie Noveu estava mais morta do que a planta que tenho ali na minha cozinha!

Em terceiro, o "Nada" na "vitória" do Dr. Robert Langdon. De joelhos, sob o céu estrelado e sobre o túmulo de Maria Madalena. Pergunto-me.. e depois? Porque é que a história termina aqui? Este homem descobriu a verdade... o que fará com ela? Gostaria de saber se esta verdade que descobriu o fará mais feliz do que a Verdade que eu descobri!

Tenho a certeza que não!

Por isso a história terminou ali, porque depois vem o "Nada", e esse já foi vencido na Cruz!


M

  • Deixo aqui as minhas pegadas para saberem que por aqui passei e que por aqui não fiquei!



<bgsound src="http://www.manuelsalgado.net/Imagens/iwillfindyou.mp3" width=46 height=60 controls="smallconsole" autostart=true loop=true > </bgsound>
Powered by Blogger
hidden hit counter