a anunciação a Maria...
Terminado o "Acontecimento de liberdade" comecei a ler o livro "A Anunciação a Maria" de Paul Claudel.
Numa tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, é caracterizado por Luigi Giussani como "uma das maiores obras escritas no século XX... nela está concentrado o génio do cristianismo católico... para mim, é a maior poesia deste século."
Apresentado no site Lisboacultural.pt da seguinte forma:
“O objecto da poesia é o universo das coisas visíveis ao qual a fé acrescenta o das coisas invisíveis”. Toda a obra de Paul Claudel (1868/1955) - poesia, teatro, ensaio - se reconduz à busca da realidade espiritual.
Constitui um hino a Deus e à sua Criação na ortodoxia católica, aliando o sentido cósmico à experiência quotidiana.
"A Anunciação a Maria", “Mistério em quatro actos e um prólogo”, drama profundamente místico, narra, sob o efeito de uma acção tensa, a ascensão à santidade da jovem Violaine.
Leprosa por amor (contagiada pelo beijo que deu a Pedro de Craon), perseguida pela família, nomeadamente pela irmã Mara, e abandonada pelo noivo, a jovem vai realizar um milagre: salva o filho da irmã sem conseguir, contudo, evitar o seu ódio.
Nesta peça de teatro ascética e intensamente espiritual, Violaine - personagem que tem como modelo a Virgem Maria - exprime o mistério do sofrimento e do destino.
Este belíssimo drama poético sobre o amor e a fé é apresentado numa tradução de referência de Sophia de Mello Breyner Andresen."
Curiosos? Eu também!! :D
Mais comentários em breve...